Explore the Blog

Mais sobre mim
Brand Designer, sonhadora e apaixonada por ensinar e construir Marcas com Propósito. Vamos manifestar a tua Marca e o teu sonho.
Olá, eu sou a Cristiana

Guia para planear e acompanhar o crescimento do teu negócio próprio

FREE DOWNLOAD

Imagina o teu público-alvo reconhecer e identificar a tua marca nos vários meios onde comunicas e pela forma como comunicas. Imagina o teu público-alvo pensar na tua marca quando necessita de produtos ou serviços que tu ofereces. Imagina a tua marca ser a primeira que surge na mente do teu público, associada a um produto ou serviço específico. Tudo isto é o resultado de Brand Awareness, ou por outras palavras, a existência de consciência de marca por parte da tua audiência.

Quando falamos em Brand Awareness falamos no quanto a tua audiência ou público-alvo está familiarizado e conhece a tua marca. É a capacidade da tua audiência reconhecer facilmente a tua marca e a associar a determinados valores, produtos ou serviços. Percebemos facilmente que quanto maior o nível de consciência de marca que a tua audiência tem, maior a probabilidade da tua marca ser a escolhida quando há a necessidade de tomar alguma decisão de compra. E a explicação para isto acontecer é porque nós somos naturalmente atraídos por aquilo que conhecemos e compreendemos.

Certamente já ouviste falar no funil de vendas, uma jornada cuja primeira etapa é precisamente trabalhar o Brand Awareness. Uma etapa onde o possível cliente ainda não está necessariamente interessado em comprar, mas começa a tomar consciência da existência da marca. É a etapa que desperta a consciência também para as próprias necessidades ou problemas do público-alvo, que até aí era indiferente à sua existência.

Os 4 níveis de Brand Awareness

  1. A jornada de criação de consciência de marca começa precisamente com a sua inexistência. Este é o ponto zero, é o momento em que ainda não começaste a comunicar a tua marca ou começaste a fazê-lo há muito pouco tempo. Uma coisa importante sobre o Brand Awareness é que o desenvolvimento desta consciência da existência da nossa marca, é uma jornada que requer tempo.
  2. O próximo nível é o do reconhecimento. As pessoas começam a reconhecer e identificar a tua marca e o teu negócio através dos elementos da tua identidade visual e da tua comunicação. Tudo o que entregas à tua audiência importa por isto mesmo. Estás a construir a imagem que a tua audiência vai associar a ti, e no fundo, estás a fornecer informação que a tua audiência precisa. A parte visual importa, o conteúdo que comunicas importa, a forma como nutres as pessoas importa, a consistência importa.
  3. Depois da audiência chegar ao patamar de reconhecer a marca, e garantindo que esta consciência de marca continua a ser trabalhada, as pessoas vão começar a pensar na tua marca quando precisam de algum produto ou serviço. As pessoas para além de reconhecerem vão lembrar-se da tua marca.
  4. O nível final é quando a tua marca passa a ser top of mind. Quando se pensa num produto ou serviço, é a tua marca que vem à mente em primeiro lugar. A tua marca passa a representar uma determinada necessidade, um determinado produto, uma determinada solução. As pessoas definitivamente reconhecem a tua marca quando contactam com algum elemento, lembram-se dela e é precisamente ela que lhes vem à mente quando se fala em algum produto, serviço ou existe alguma necessidade.

5 estratégias para aumentares o Brand Awareness

  1. Garante que tens clara a tua essência de marca: Quando se fala em criar uma consciência de marca, fala-se em muito mais do que apenas produtos ou serviços. Fala-se numa associação a valores, ideias e personalidade. Antes de começares a construir uma presença para a tua marca, compreende a sua essência. Clarifica o seu propósito, os seus valores, missão e visão. Comunica esses elementos de maneira consistente em todos os aspetos da tua marca, desde o teu logótipo até à tua mensagem. Através da manifestação consistente da sua essência irás criar uma identidade coerente e autêntica, permitindo que a tua audiência associe facilmente a tua marca a traços específicos e causas específicas. Na masterclass Essência na Criação de Conteúdo, eu falo na importância de definir a essência para uma marca e apresento-te os elementos que deves considerar e como os podes definir.
  1. Sê mais do que apenas os teus produtos ou serviços: Teres uma essência de marca sempre presente permitirá que estabeleças uma conexão emocional com o teu público. A tua marca não deve ser identificada apenas como fornecedora de produtos ou serviços, mas como um ser que tem a sua história e os seus valores. Para isso, deves também incluir de forma proporcional na tua comunicação estes aspetos que vão além da venda de produtos ou serviços. 
  1. Aposta em mais do que um canal para a tua presença: Apostar apenas em um canal, como por exemplo escolheres estar presente apenas numa rede social, fará com que estejas constantemente exposto às regras da plataforma e ao seu algoritmo. No caso das redes sociais, nunca irás controlar o meio onde estás a apostar toda a tua comunicação. Apostares em mais do que um canal é um ponto chave para amplificar a visibilidade, alcance e património da tua marca. Diversificar em diferentes canais, como redes sociais, site próprio e plataformas de e-commerce por exemplo, permite atingir diferentes públicos e chegar a várias preferências dos consumidores, o que fará com que a probabilidade de reconhecimento aumente.
  1. Investe numa estratégia de criação de conteúdo: Conteúdo valioso é uma ferramenta poderosa, e eu aprendi isso em mais de 10 anos de experiência profissional. Ao forneceres informações úteis e relevantes à tua audiência, com o tempo, a tua marca será vista como uma fonte confiável, de referência e vão começar a identificar-te como uma autoridade na tua área de atuação. A consistência na criação de conteúdo que está alinhado com aquilo que é a tua marca e por outro lado com as necessidades que o público-alvo tem, irá atrair e reter ao longo do tempo a audiência da tua marca, aquelas a quem eu chamo de “pessoas da marca”. No curso Criação de Conteúdo que Marca poderás aprender uma metodologia de criação de conteúdo simples, eficaz e consistente para construíres uma verdadeira conexão com o teu público e para que possas trabalhar o Brand Awareness da tua marca.
  1. Faz parcerias estratégicas: As parcerias podem impulsionar significativamente a consciência que as pessoas têm da tua marca, uma vez que vais estar a abranger também o público desse profissional ou marca. Quando se fala em parcerias, pode ser por exemplo trabalhar com influenciadores que se identificam com a tua marca e partilham os mesmos valores. Existem diversas opções para trabalhar com um influenciador, e consoante o tipo de influenciador que escolheres vais estar a trabalhar diferentes aspetos na tua marca. No curso Criação de Conteúdo que Marca eu dedico uma aula a esta temática do marketing de influência pois existem alguns aspetos a ter em conta quando se escolhe alguém para criar conteúdo para a nossa marca. Porque marketing de influência é isto mesmo, alguém que cria conteúdo nas suas plataformas para dar a conhecer a nossa marca. Outra forma de estabelecer parcerias estratégicas é criar por exemplo algum projeto em conjunto com outra marca, como por exemplo um poadcast, um evento ou algum projeto de responsabilidade social.

Criar consciência de marca é uma jornada contínua que apresenta resultados a seu tempo. Consistência é a chave para tudo o que faças na tua marca. É ela que vai contribuir para que se forme uma imagem real daquilo que a tua marca é, na mente do teu público-alvo. Mantém a tua essência de marca clara, conta histórias envolventes, diversifica os teus canais, investe em conteúdo valioso e aproveita as parcerias estratégicas. Ao implementares estas estratégias, não estarás apenas a trabalhar o Brand Awareness da tua marca, mas também a construir uma base sólida para a sua expansão.

A fundadora da Academia

Cristiana Fernandes

Brand Designer
Sonhadora

Foi um sonho que me trouxe até aqui. O meu sonho de liberdade, independência, satisfação e realização profissional. Com ele aprendi que por vezes há coisas que não acontecem no momento certo. Com ele também aprendi que tudo é possível quando se trabalha em algo no qual se acredita.

FREEBIE

Transforma ideias
em resultados

Ao subscreveres a newsletter irás receber esta ferramenta que te irá permitir pensar antecipadamente nos aspectos que queres desenvolver no teu negócio, criar estratégias para que eles se possam cumprir e planear o momento certo para que se concretizem, acompanhando a evolução do negócio.

Guia para planeares e acompanhares o crescimento do teu negócio