Explore the Blog

Mais sobre mim
Brand Designer, sonhadora e apaixonada por ensinar e construir Marcas com Propósito. Vamos manifestar a tua Marca e o teu sonho.
Olá, eu sou a Cristiana

Guia para planear e acompanhar o crescimento do teu negócio próprio

FREE DOWNLOAD

Estás a ultimar os detalhes para o lançamento do negócio com que tens sonhado todos os dias da tua vida e aposto que já pensaste que precisas de criar uma marca para ser o rosto deste teu sonho. Talvez até já tenhas contactado um profissional a quem solicitaste “a criação de um logotipo”. A questão que te faço é: queres um logotipo ou uma marca para o teu negócio? Tens a noção de que precisas de uma imagem para o negócio e é natural que a tua primeira preocupação recaia sobre os aspetos tangíveis da identidade. A verdade é que um logotipo não é uma marca e uma marca não é um logotipo. Estes dois termos são muitas vezes usados indistintamente, quando na realidade representam conceitos diferentes e proporcionam um impacto e resultados diferentes.

80% dos profissionais de marketing considerarem que ter uma marca e trabalhar constantemente na sua gestão é um fator que promove a expansão e desenvolvimento do negócio.

Circe Research

É válido querer criar um logotipo para um negócio, e por vezes é apenas isto que é necessário, mas é importante perceber o que separa um logotipo de uma marca, ou até mesmo da sua Identidade Visual, quando se tenta fazer crescer um negócio e criar impacto numa área específica de atuação. Existem alguns motivos para quase 80% dos profissionais de marketing considerarem que ter uma marca e trabalhar constantemente na sua gestão é um fator que promove a expansão e desenvolvimento do negócio (Fonte: Circe Research). E aqui falamos em Marca e não em logotipo.

O teu negócio é o teu sonho e eu sei que tudo o que fazes é para que ele cresça, sólido, consistente e com um propósito forte, por isso quero mostrar-te toda a dimensão do que é uma Marca, qual a sua importância para o sucesso do teu negócio e o que a diferencia de um logotipo. 

O que é um logotipo?

Acredito que é a primeira preocupação da maioria das pessoas que empreende. Ter um símbolo pelo qual o seu negócio será identificado e distinguido da concorrência é uma preocupação totalmente válida e é sem dúvida necessário para um negócio. 

Um logotipo é a representação gráfica de uma entidade, produto ou serviço e tem um papel indispensável na identificação e diferenciação de marcas no mercado. Esta representação pode ser apenas tipográfica como pode também ter um símbolo. Um logotipo eficaz é geralmente simples, versátil e capaz de comunicar a essência da marca de forma clara e instantânea.

É importante referir que um logotipo é apenas uma parte da identidade visual de uma marca. A identidade visual de uma marca, para além do logotipo, abrange elementos como as cores, padrões, tipografia e outros elementos visuais que ajudam a manter a consistência da marca em toda a sua comunicação.

O que é uma marca?

É importante construir os elementos tangíveis tais como o logotipo ou definir as cores, mas é igualmente importante considerar que existe uma parte intangível que deve ser trabalhada, sendo aqui que entramos verdadeiramente no domínio da construção de marca. Podemos então dizer que uma marca é constituída pela sua identidade visual que compõe todos os seus elementos gráficos ou visuais, tais como o logotipo ou as cores que utiliza, mas é constituída também por algo mais. Isto aplica-se tanto a marcas pessoais como a marcas corporativas.

Quando falamos em marca falamos em alma, falamos numa personalidade única, num propósito forte que guia todo o seu caminho e existência. É um ser e uma força que age segundo os seus valores e sabe para onde se quer direcionar. Uma marca inspira pela sua honestidade, autenticidade e consistência. A essência de uma marca é a sua identidade, o elemento que a torna única num mundo onde o público-alvo tem uma ampla oferta de marcas e por sua vez de escolhas. Entenda-se identidade não como sendo a identidade visual, mas sim o ADN, o elemento invisível que faz com que ela se comporte de determinada forma. 

É prometer acrescentar algo à vida do seu público-alvo cumprindo repetidamente e de forma consistente essa promessa. O compromisso é um dos elementos principais no tão importante processo de construção de confiança junto da audiência. É ela, a confiança, que pode ser o diferenciador na escolha de um produto ou serviço de uma marca em relação a outra. Para isto, há a necessidade de cumprir consistentemente com as expectativas geradas na audiência e viver de acordo com os seus valores. Compromisso é alinhar as ações do negócio e toda a sua oferta com os valores que são anunciados. Tudo isto é marca.

Ao longo das décadas o conceito de marca tem evoluído de forma a acompanhar o desenvolvimento humano e por sua vez a necessidade dos negócio, produtos e serviços de se destacarem da forte concorrência. Sabemos que os nossos sentimentos e as emoções têm um papel ativo na criação de julgamentos e na tomada de certas decisões. Quanto maior for a capacidade de uma marca criar estes estímulos na audiência melhores serão as memórias criadas e mais ricas serão as experiências. As marcas hoje em dia procuram ter personalidades bem definidas, criar relações com o seu público e como consequência desta personificação desejam despertar emoções.

Podemos então dizer que uma marca é a imagem que é criada na mente das pessoas, é a perceção que a audiência tem dela. Uma marca é reputação. É não só o que ela diz sobre ela própria, mas sim aquilo que as pessoas dizem e sentem quando pensam ou contactam com a marca. Tudo isto é construído em cada interação que a marca tem com a sua audiência, sendo que a consistência e a autenticidade são fatores chave para o seu sucesso.

Como já percebemos, uma marca é composta por duas partes: a tangível e a intangível. Uma marca precisa de essência, que é definida por elementos como por exemplo a personalidade, missão, visão, valores e propósito, mas também precisa de um corpo. É, por isso, também composta pela sua Identidade Visual onde encontramos o seu logotipo, as suas cores, as suas fontes tipográficas, toda a sua comunicação, bem como qualquer ponto onde realize a sua entrega e contacto com o seu público-alvo. Um bom logotipo pode eventualmente fazer a diferença num momento de decisão entre o amplo espectro de ofertas que existe, mas isoladamente não é o logotipo que vai transformar uma marca em algo com um verdadeiro propósito.

Benefícios da construção de uma marca

Construir uma marca é criar reputação, é cultivar uma perceção que se quer positiva e duradoura nas pessoas. Este processo pode gerar benefícios tangíveis e intangíveis que sustentam o crescimento e sucesso a longo prazo do teu negócio.

  1. A personalidade é o que nos torna únicos. Não há ninguém que se comporte ou tenha os mesmos traços que nós e assim é com as marcas. O logotipo é um elemento visual de diferenciação em relação à concorrência, mas a marca é todo um conjunto de fatores que se tornam diferenciadores. É ter um logotipo e vários elementos visuais distintivos, é a forma como se apresenta ou até a conexão emocional que estabelece com a audiência.
  2. Uma marca é algo que marca, logo é lembrada e tida em consideração quando se pensa em determinada área. Tudo o que nos marca facilmente vem á memória, seja pelos bons ou maus motivos. A criação de reconhecimento é um dos benefícios que se pode obter através de uma entrega de marca consistente.
  3. Quando através de uma entrega consistente a marca cumpre repetidamente as suas promessas ela consegue conquistar a confiança e credibilidade do seu público.
  4. Quando defendemos determinados valores acabamos por perceber que existem mais pessoas que os partilham. Uma marca que comunica determinadas posições e ideais consegue construir uma comunidade proximidade, envolvida e leal, o que em segundo plano, e conjugado com outros fatores proporcionará um elevado nível de fidelização de clientes.
  5. A criação de um negócio leva à necessidade de um pensamento e definição de estratégias de marketing. Quando um negócio se apresenta como uma marca, esta torna-se um suporte precioso às estratégias de marketing. Isto acontece porque as marcas consistentes, sólidas e fortes implicam a existência de muito trabalho de descoberta e conhecimento à volta de questões essenciais para a sua existência. Uma marca, na base da sua criação, deve ter já por si pensamento estratégico.
  6. A influência na perceção de valor dos produtos ou serviços de uma marca é um dos resultados que advêm da reputação que esta cria junto das pessoas. Os consumidores muitas vezes estão dispostos a pagar mais pela oferta de uma marca que criou uma reputação de qualidade.

Um logotipo é apenas um dos elementos que compõem a identidade visual de uma marca. Esta sim é alma e corpo, uma parte visível e outra que não se vê, mas sente-se e marca. É essência, compromisso, estratégia, emoções, reputação, toda a sua identidade visual e muito mais. 

Compreenderes que ao contruíres uma marca podes proporcionar ao teu negócio a diferenciação em relação à concorrência, e aqui não falo apenas na parte visual, falo da diferenciação em termos de conexão emocional. Compreenderes que ao construíres uma marca vais trabalhar o reconhecimento, confiança, credibilidade, vais promover a lealdade e fidelização dos clientes com muito mais facilidade e potenciar a perceção de valor que as pessoas têm relativamente aos teus produtos e serviços. Compreenderes a importância da construção de uma marca consistente vai ajudar-te a perceber o que o teu negócio precisa para se elevar e chegar onde gostarias. Conheceres a diferença entre pedir um logotipo e pedir a construção de uma marca para o teu negócio é o que vai fazer a diferença no caminho que vais percorrer e no resultado que vais obter.

Cristiana Fernandes - Marcas com propósito

Seja qual for o caminho que escolhas, ele está correto. Se é o momento para a construção da tua marca ou apenas para a construção de um logotipo para o teu negócio, eu posso ajudar-te a dar vida a este sonho. Conta-me as tuas ideias e o que gostarias de criar para que em conjunto o possamos tornar real.

A fundadora da Academia

Cristiana Fernandes

Brand Designer
Sonhadora

Foi um sonho que me trouxe até aqui. O meu sonho de liberdade, independência, satisfação e realização profissional. Com ele aprendi que por vezes há coisas que não acontecem no momento certo. Com ele também aprendi que tudo é possível quando se trabalha em algo no qual se acredita.

FREEBIE

Transforma ideias
em resultados

Ao subscreveres a newsletter irás receber esta ferramenta que te irá permitir pensar antecipadamente nos aspectos que queres desenvolver no teu negócio, criar estratégias para que eles se possam cumprir e planear o momento certo para que se concretizem, acompanhando a evolução do negócio.

Guia para planeares e acompanhares o crescimento do teu negócio