Os dias vão passando, começas a dedicar-te quase em exclusivo ao trabalho para os teus clientes ou com as tarefas do dia a dia e percebes que te anda a escapar muito na gestão e desenvolvimento do teu negócio próprio. Começas a perceber que tinhas pensado em criar muitas coisas para o poder desenvolver, mas o tempo vai passando e não consegues pôr nada em prática. Ficas a saber que já passei por isto, mas posso-te dizer que arranjei uma solução que me fez abandonar esta frustração que sentia no meu negócio. Não tens que deixar para trás todos os teus planos. Sabes porquê? Tenho uma ferramenta que te vai permitir planear antecipadamente os aspetos que queres desenvolver no teu negócio próprio, criar estratégias para que eles se possam cumprir e planear o momento certo para que se concretizem, acompanhando sempre a evolução do negócio.
Como está a tua faturação?
Eu sei, este ponto é delicado e talvez o que te preocupe mais no teu negócio. Quer forneças um produto ou serviço é essencial obteres uma remuneração justa pelo que colocas no mundo. Este guia para planear e acompanhar o crescimento de um negócio próprio, é focado em pequenos negócios e quando o criei estava a procura de uma forma de me organizar no meu próprio negócio. Uma das coisas que me apercebi é que eu não tinha noção da minha faturação nem de quanto eu estava a gastar anualmente com a minha atividade. Costumas ter a noção da tua faturação dos últimos meses?
Decidi criar a minha marca há vários anos e a mesma tem passado por várias fases de desenvolvimento. Houve um momento em que o trabalho foi crescendo e em paralelo também tinha o meu trabalho a full-time como Designer, portanto controlar a faturação deste meu negócio não era uma prioridade. Quando comecei a ter a big picture do rendimento que obtinha no meu negócio, e aqui falo já pensando em ganhos e em despesas, foi-me possível retirar algumas conclusões que levaram, por exemplo, a alguns ajustes no valor dos meus serviços.
Teres esta visão sobre os últimos meses da tua faturação e saberes o que vais precisar gastar nos próximos também te ajuda a planear as ações futuras. Como? Quando tiveres uma lista de ações que queres desenvolver nos próximos meses, certamente vais perceber que há algumas que necessitam de investimento. Para fazeres um planeamento o mais realista possível tens que ter isto em conta. Quanto é que te vai custar pôr em prática algo e quando será o melhor momento, em termos financeiros, para que isso aconteça.
Define os teus objetivos e estratégias
Do que sentes que a tua marca está a precisar? Tira uns momentos para pensares sobre o assunto e diz adeus à frustração de andares perdida ou pedido. Acredito que precisamos conhecer bem o estado das coisas que queremos fazer crescer, sendo por isso essencial fazermos de vez em quando estas pequenas auditorias à nossa marca. Quando conseguires colocar em tópicos, por escrito, vais identificar os teus grandes objetivos e todas as ações que derivam deles.
Objetivos e estratégias são coisas diferentes. Uma das vezes que fiz esta análise para o meu negócio próprio identifiquei que a minha marca precisava melhorar certas coisas como o website, o design das redes sociais e ser mais consistente nas publicações. Quando olhei para esta análise percebi que tudo isto representava uma necessidade de melhorar a presença digital da minha marca. Depois de perceber isto tive novas ideias de ações para colocar em prática.
Resumindo, o meu objectivo passou a ser melhorar a presença digital da minha marca. Todas as outras coisas mais detalhadas que eu já tinha identificado como necessidades de melhoria, tais como o website ou a questão das redes sociais eram as minhas estratégias para atingir aquele objectivo, sendo que depois houve necessidade de detalhar ainda mais, definindo tarefas concretas. Não imaginas como o facto de teres um caminho já pensado e refletido te vai ajudar nos próximos meses com o teu negócio próprio.
Coloca tudo numa timeline
Objectivos identificados, estratégias definidas, e agora? Está na hora de perceberes quando será a melhor altura para fazeres acontecer tudo isto. A tua melhor amiga para isso será uma timeline. Esta timeline não é nada mais, nada menos, do que uma tabela com os próximos 12 meses, que te permitirá visualizar onde começa e onde acaba cada tarefa. Quando chegares a esta fase terás que fazer uma análise que vai passar pela tua faturação, finanças, objectivos e estratégias. Parece-te complicado? Não é, acredita!
Para começar, eu imprimo o meu template da timeline, numero todas as minhas estratégias e atribuo uma cor a cada um dos meus objectivos. São estas três coisas que começo por fazer. Depois tento perceber quais as tarefas que me vão obrigar a fazer investimentos financeiros e tento perceber quando será a melhor altura na timeline para tal. De seguida é só começar a perceber quanto tempo demorará cada tarefa e colocar cada tarefa numa linha da timeline. No fim vou colorir todas as minhas tarefas com as cores que defini para o objectivo a que correspondem. A cor vai ajudar a perceberes melhor em que altura estás a trabalhar para cada objectivo.
Parece complexo, mas acredita, não é. A timeline é uma ferramenta para teres sempre na tua secretária ou na parede do teu escritório. Vai ajudar-te a perceber em que ponto estás a cada momento e a conseguir atingir de forma eficaz os teus objectivos, sem teres que perder nenhum pelo caminho.
Pensa antecipadamente nas temáticas
Já temos quase tudo pronto para que nos próximos 12 meses não te sintas perdido ou perdida. Mas ainda te deixo um último conselho… pensa antecipadamente nas temáticas que queres abordar. Nunca te aconteceu quereres escrever um artigo no blog ou enviar uma newsletter e simplesmente não saberes o que deves abordar? Sei tão bem o que isso é. Começa com falta de tempo para pensar na temática certa e depois o resultado é acabar por deixar para depois. Grande parte das vezes o problema não é só a questão do tempo, mas sim em saber aplicar metodologias para criar conteúdo de forma eficaz para a marca. Se é aqui que sentes dificuldades o Curso para Criação de Conteúdo que Marca é perfeito para ti.
O facto de planeares vai ajudar a que deixem de existir momentos em que a tua marca não tem nada de novo a acontecer, e acredita, ela precisa estar ativa e oferecer conteúdos úteis e relevantes à tua audiência de forma consistente. O Marketing de Conteúdo tornou-se indispensável para qualquer marca.
Planear ajuda muito, mas tem uma coisa em mente: Aceita avaliar a cada mês e a cada momento a evolução do teu negócio e da tua vida. Aceita mudar os deadlines se for preciso. Costuma dizer-se que a vida acontece enquanto fazemos planos e eu acredito plenamente nisto. Faz parte da nossa vida a adaptação às coisas novas e a abraçar desafios inesperados. Mas não deixes de planear e estruturar as coisas. Planear é indispensável.
Aqui tens as quatro etapas que mudaram a forma como passei a planear as ações do meu negócio próprio. Sei que nós não somos todos iguais e as necessidades mudam de pessoa para pessoa, mas se te sentes sem rumo e se seguires estas sugestões vais sentir que tens um caminho a percorrer durante os próximos 12 meses. Um caminho que está pensado e definido. Acabaram-se as ideias brilhantes que ficam esquecidas na gaveta à espera de um bom momento.
A melhor parte é que vou partilhar contigo este Guia para Planear e Acompanhar o Crescimento de um Negócio Próprio de forma gratuita. Basta subscreveres a minha newsletter.