Explore the Blog

Mais sobre mim
Brand Designer, sonhadora e apaixonada por ensinar e construir Marcas com Propósito. Vamos manifestar a tua Marca e o teu sonho.
Olá, eu sou a Cristiana

Guia para planear e acompanhar o crescimento do teu negócio próprio

FREE DOWNLOAD

Sei que este tema da criação de conteúdo é desafiante para ti que geres um negócio e ao mesmo tempo tentas manter a tua marca ativa no digital. Queres as pessoas certas a chegar até à tua marca porque já percebeste que isso influencia a forma como o teu negócio vai prosperar, e para isso precisas oferecer conteúdo relevante com regularidade. Um desafio, certo? Em 2016 quando iniciei o meu negócio ainda tinha muito pouco conhecimento na área digital, mas em especial em content marketing, e o desafio que senti foi precisamente este: manter a minha marca ativa, publicando regularmente e de forma consistente em termos de conteúdo. Tive muita dificuldade e o resultado foi começar a publicar cada vez com menor regularidade. Posso-te dizer que esta minha dificuldade se transformou numa área de interesse na qual tenho mergulhado desde então. 

Acredito que até certo ponto já percebeste que precisas criar conteúdo para oferecer à tua audiência, mas será que já te deste conta da importância para o teu negócio e o que podes ganhar investindo na criação de conteúdo estratégico?

A criação de conteúdo, hoje em dia, é encarada por 81% dos empreendedores como uma parte essencial na sua estratégia de marca e negócio.

Hubspot

Quando se fala em conteúdo estratégico fala-se em conteúdo alinhado com a marca em toda a sua dimensão, só assim conseguimos servir efetivamente as suas personas. Não é por acaso que a criação de conteúdo, hoje em dia, é encarada por 81% dos empreendedores como uma parte essencial na sua estratégia de marca e negócio (Fonte: HubSpot). Eu vou revelar-te os principais motivos pelos quais deves investir na criação de conteúdo e integrá-lo na tua estratégia de marca para potenciares o crescimento do teu negócio.

Conteúdo é convite

Alguma vez já começaste a ler alguma peça de conteúdo fornecida por uma marca e no fim descobriste que essa marca tem uma ferramenta fantástica relacionada com o tema? Ou encontraste um conteúdo que respondia a algumas questões que tinhas e no fim percebes que a marca envia Newsletters regulares com mais dicas? Este é um dos motivos principais para as marcas investirem na criação de conteúdo. É apresentado conteúdo interessante à audiência e depois a mesma é convidada a um próximo passo. A criação de conteúdo estratégico assume o papel de convite, que se materializa no que chamamos de call to action. Isto irá fazer com que a audiência circule pelo universo da marca, atraindo não só potenciais clientes como também retendo os atuais. Para usufruirmos da potencialidade dos call to actions é importante definir bem os objectivos, fazer um bom acompanhamento da audiência e saber medir resultados.

Reconhecimento e perceção de marca

Aposto que já passaste pela situação de te deparares com determinado conteúdo, que não estava identificado com logotipo ou nome da marca, e mesmo assim sabias que o conteúdo deveria ser de determinada marca. Isto é possível pois a audiência já criou uma perceção da marca e já a identifica por determinados estilos, formas de comunicar ou até temáticas. Uma marca consegue criar este reconhecimento e perceção por parte da sua audiência quando se compromete com a consistência e é fiel à sua essência em toda a entrega.

Estabelece autoridade

É importante perceber que a autoridade de uma marca é definida pela sua audiência. Para sermos uma autoridade temos que ser vistos como tal, mas esta perceção de autoridade constrói-se. Mostrar à audiência que dominamos a nossa área de atuação de forma consistente, autêntica e transparente ao longo do tempo irá construir uma reputação de autoridade. Sabes qual a melhor forma de conseguires isto? Com a criação de conteúdo para a tua audiência. Esta é a melhor forma de confirmares a tua experiência e conhecimento na tua área de negócio, fazendo com que no decorrer do tempo te vás tornando no primeiro nome que vem á cabeça quando se pensa em determinada área.

Atrai e retém uma audiência interessada na marca

A criação de conteúdo é um método que funciona como íman de clientes para as marcas. O termo Inbound Marketing está intrinsecamente ligado a esta potencialidade da produção de conteúdo. Inbound Marketing é uma estratégia de relações, onde as marcas conhecem as pessoas com quem estão a falar e há uma comunicação de ambas as partes, possibilitada pelo mundo digital. É aqui que entra a importância do conteúdo estratégico que as marcas oferecem à audiência. Falamos em conteúdo útil e relevante que gera interesse ao consumidor. Quando uma marca garante esta entrega à sua audiência e se mantém alinhada com a sua essência neste processo de entrega, vai conseguir estabelecer verdadeiras conexões com as pessoas certas.

Melhora a posição no rank do google

Melhorar a posição no rank do Google de uma página do website significa aumentar as hipóteses do google achar interessante aquela página quando alguém faz uma pesquisa utilizando determinados termos de pesquisa. Se essa página for considerada interessante será dos primeiros resultados orgânicos que irão ser exibidos nessa pesquisa. O Google valoriza conteúdo relevante, atualizado e útil para os visitantes de um website e consegue medir de várias formas esta eficácia. Medir o tempo ou o número de interações com a página são apenas alguns dos indicadores a que o Google recorre para perceber se aquele website tem ou não informação interessante que cativa a atenção dos seus utilizadores. Quando uma marca oferece à sua audiência conteúdo útil e relevante, direcionando-a para o seu website, está a fazer com que as páginas que contêm esses conteúdos sejam mais vistas, mais clicadas, mais partilhadas e que entretenham mais as pessoas.

Constrói confiança

Tem em conta que o conteúdo de marca deve ser desenvolvido tendo como pilares a sua essência, propósito e valores. Quando uma marca tem a capacidade de entregar de forma consistente conteúdo que corresponde às expectativas da sua audiência, a confiança na marca cresce. Quando a marca proclama determinados valores e defende determinadas causas deve ser coerente com os conteúdos que entrega. Tudo isto é cumprir com expectativas criadas e por sua vez construir confiança.

Se o teu objetivo é fazer crescer a tua marca construindo autoridade, confiança e uma audiência envolvida, não podes ignorar a importância da implementação de uma estratégia de criação conteúdo. Sei que te estão a surgir algumas dúvidas: Como vou criar estes conteúdos? Que temáticas devo usar?

Curso para Criação de Conteúdo que Marca

Se queres aprender a entregar conteúdo útil e relevante à tua audiência, eu tenho uma metodologia que te vai garantir a segurança e confiança que deves sentir neste processo. O Curso para Criação de Conteúdo que Marca vai ensinar-te não só a desvendar as temáticas de conteúdo que a tua marca deve comunicar para criar uma conexão com a audiência certa, como também todo o processo de criação de conteúdo, a forma eficaz de o promoveres através da criação de um ciclo de vida, a criação de um planeamento de conteúdo para vários meses e conhecimentos preciosos em temáticas como SEO entre outras.

Se sentes que tens dificuldades neste processo de criação de conteúdo, descobre aqui como o Curso para Criação de Conteúdo que Marca pode transformar a tua entrega à audiência.

A fundadora da Academia

Cristiana Fernandes

Brand Designer
Sonhadora

Foi um sonho que me trouxe até aqui. O meu sonho de liberdade, independência, satisfação e realização profissional. Com ele aprendi que por vezes há coisas que não acontecem no momento certo. Com ele também aprendi que tudo é possível quando se trabalha em algo no qual se acredita.

FREEBIE

Transforma ideias
em resultados

Ao subscreveres a newsletter irás receber esta ferramenta que te irá permitir pensar antecipadamente nos aspectos que queres desenvolver no teu negócio, criar estratégias para que eles se possam cumprir e planear o momento certo para que se concretizem, acompanhando a evolução do negócio.

Guia para planeares e acompanhares o crescimento do teu negócio